ON-LINE | Em busca do passado da América pré-colonial

com Joelza Ester Domingues

ON-LINE | Em busca do passado da América pré-colonial

28/06 – Panorama geral da América antes da chegada dos europeus
O que as pesquisas arqueológicas indicam sobre a origem do homem americano. A cronologia histórica da América anterior à colonização. A civilização olmeca (México), Caral e Chavin de Huantar (Peru) como culturas-mãe das grandes sociedades pré-colombianas.

05/07 – Teotihuacán: a cidade dos deuses
Situada a 50 km da Cidade do México, é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México e o mais enigmático. Pouco se sabe sobre essa cidade com mais de setecentos anos de história e que já estava em ruínas há quase mil anos quando os astecas ali chegaram. Vamos percorrer a avenida dos Mortos, subir suas pirâmides, percorrer labirintos com paredes pintadas e conhecer a cultura e os mitos teotihuacanos.

12/07 – Maias: os senhores do tempo
Foi a mais duradoura civilização da América e a que mais construiu cidades e centros cerimoniais com pirâmides, palácios e observartórios astronômicos. Os maias criaram um calendário mais preciso do que o nosso calendário gregoriano e sua matemática surpreende os cientistas atuais. Vamos conhecer a cultura maia e suas incríveis cidades de Tikal, Palenque, Bonampak e Chichén Itzá.

19/07 – A fabulosa Tenochtitlán, capital asteca
Construída em uma ilha fluvial, Tenochtitlán possuía aquedutos, estradas flutuantes, ilhas artificias para cultivo, palácios e templos para uma população entre 300 mil a 500 mil habitantes sendo, possivelmente, a maior cidade do mundo. Londres, a maior capital europeia da época, mal chegava a 100 mil habitantes. Vamos conhecer os vestígios de Tenochtitlán e as reconstituições feitas a partir deles.

26/07 – Incas: os adoradores do sol
Eles formaram o maior império da América, chamado Tahuantinsuyu com cerca de 10 milhões de habitantes interligados com estradas e pontes suspensas. Foram exímios construtores, talhando grandes blocos de pedra que encaixavam sem cimento e com uma técnica a prova de abalos sísmicos. Vamos percorrer Cuzco, Sacsayhuaman, Machu-Picchu e outras maravilhas arquitetônicas incas.

Horário:  3as feiras das 14h30 às 16h
Datas:  de 28 de junho até 27 de julho

Duração: 5 aulas
Valor:   R$630,00 – na inscrição ou
2 parcelas de R$ 315,00
Local:   ON-LINE

envie uma mensagem para:
55 11 99122 5437 – WhatsApp
contato@litaprojetosculturais.com.br

Joelza Ester Domingues

Graduada em História pela FFLCH da USP. Mestre em História Social pela PUC-SP.
Assessora técnica da Unesco para Ensino Básico.
Autora de coleções de História para o Ensino Fundamental e Médio.
Criadora dos sites “Ensinar História” e “Stud História”.
https://ensinarhistoria.com.br/
https://studhistoria.com.br/

Compartilhar

buscar curso por assunto:

buscar professor:

buscar curso:

contato

Busca