ON-LINE | As Mulheres em Mário de Andrade – presenças marcantes na vida e obra do escritor

com Laura Escorel

ON-LINE | As Mulheres em Mário de Andrade - presenças marcantes na vida e obra do escritor

O curso trata da relação de Mário de Andrade com mulheres que tiveram papel marcante em sua vida e obra. No que diz respeito ao universo da vida privada, apresenta a mãe, Maria Luisa Leite Moraes Andrade, e a prima, a professora, ensaísta e crítica de arte, Gilda de Mello e Souza. Já quanto às relações da vida pública, o curso aborda a pintora Anita Malfatti e a crítica musical Oneyda Alvarenga.
O objetivo é refletir sobre a presença dessas mulheres na vida de Mário de Andrade, apresentando momentos da obra do escritor a elas relacionados ou momentos da obra delas que se relacionem a Mário.

Aula 1 | Mulheres na vida privada
Sobre a relação com a mãe, Maria Luisa Leite Mores Andrade, a vida doméstica e os reflexos dessa relação na obra do escritor. Trata também da relação com a prima, Gilda de Mello e Souza, de quem Mário foi mentor intelectual, apresentando os trabalhos de Gilda relacionados ao escritor.

Aula 2 | Mulheres na vida pública
Sobre a relação com a pintora Anita Malfatti e sua presença na coleção de arte, na crítica e na correspondência de Mário. A aula trata também da relação com a crítica musical Oneyda Alvarenga, diretora da Discoteca Pública de São Paulo e responsável pelo acervo de Mário, após sua morte.

Data: 4as. feiras – dias 17/08 e 24/08
Horário: 
das 18h às 19h30
Duração:
2 aulas
Valor:  
R$ 280,00 na inscrição
Local: 
ON-LINE

Inscrições e informações:
WhatsApp: 55 11 99122-5437

Laura Escorel

Pesquisadora e gestora de projetos culturais, designer e editora. Doutoranda em História da Arte no PGEHA-USP, é Mestre em História da Arte pela UNIFESP e pós-graduada em Gestão de Bens Culturais pela FGV. Supervisora de Pesquisa e Difusão do Arquivo Histórico de São Paulo (2015) e coordenadora do Projeto de Organização dos Arquivos de Gilda e Antonio Candido no IEB-USP (2018-2020), foi curadora da Ocupação Antonio Candido (2018), em parceria com o Instituto Itaú Cultural, e da exposição Antonio Candido em Poços de Caldas (2019), no IMS-Poços. Atualmente, colabora com a Enciclopédia do Instituto Itaú Cultural.

Compartilhar

buscar curso por assunto:

buscar professor:

buscar curso:

contato

Busca