Lita Projetos Culturais » 29 anos

A música clássica em três filmes

Prof. Leandro Oliveira

O curso aborda as relações entre filmes e a música clássica, numa saborosa e dinâmica leitura dos aspectos multidisciplinares da produção do cinema atual.

PROGRAMA:

Dia 26 de março
Match Point (2005)  -  Woody Allen
Em Match Point, Woody Allen assume a  ideia de que nossa vida é regida pelo acaso. Nós não temos como controlar os acontecimentos fortuitos que têm poder sobre nossa razão e nossas paixões. Para Allen, o que interessa é a utilização da razão para cometer e justificar um crime.  Uma reflexão  conduzida pela música de Verdi, num dos raros trabalhos do cineasta em que não se vê o jazz na trilha sonora. Por quê? 

Dia 02 de Abril
Melancolia (2011)  -  Lars von Trier
Para muito além dos conceitos de sua doutrina do Dogma 95 - que previa a música apenas no local onde se filma a cena - na trilha de "Melancolia" von Trier faz uso do prelúdio de "Tristão e Isolda", de Richard Wagner. Essa música participa do imaginário anglo-saxão de forma muito mais poderosa que uma mera audição ingênua pode sugerir. Como Lars von Trier manipula essa "segunda" narrativa, para o fim de mundo. Mas qual?

Dia 09 de Abril
A Grande Beleza (2013) - Paolo Sorrentino
Um dos mais importantes diretores de sua geração, Sorrentino realizou em 2013 o que para muitos é um dos mais importantes filmes deste início de século. Uma trilha sonora rica, de alguns dos grandes compositores clássicos contemporâneos. Entender a ligação entre eles e a trama é o assunto desse encontro. Oscar de melhor filme estrangeiro.

Horário:  3as. feiras - das 11h às 12h30 
Datas:  
26 de março - 2 de abril - 9 de abril
Valor:  R$ 390,00 na inscrição
           R$ 160,00- aula avulsa
Duração: 3 aulas
Local:  Rua Batataes, 308 - Jardim Paulista
            - estacionamento no local
 

VAGAS LIMITADAS
INSCRIÇÕES COM ANTECEDÊNCIA

Leandro Oliveira

Desde 2008, é o anfitrião do projeto Falando de Música da OSESP. Compositor, pianista e regente de orquestra, tem mestrado em música pela UFRJ, e estudos de especialização em teoria da comunicação (pós-graduação) na USP. É doutorando no curso de "Educação, Arte e História da Cultura" pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Faça sua inscrição aqui

Contato:

As atividades de Lita Projetos Culturais tiveram início em 1989 quando Lita Forbes, já formada em Comunicações (FAAP -1972), começou a  organizar e promover cursos, ciclos e palestras em centros de estudos, livrarias, fundações, clubes, museus, residências, etc. na cidade de São Paulo. Como complemento dos programas desenvolvidos, também têm sido realizadas viagens de estudo à Europa (Grécia), Ásia (Índia e Nepal) e Brasil (Cidades Históricas). continua....

Tel.: (11) 3887 1243 / 9.9122-5437
contato@litaprojetosculturais.com.br